quinta-feira, 12 de março de 2015

Ginástica na Rua é proposta para reunir pessoas e incentivar hábitos saudáveis

Proposta de lei apresentada pelo vereador Rafael Huhn e aprovada pela Câmara esta semana já é sucesso em grandes cidades do país e ganha as ruas em nova concepção de interação social e qualidade de vida


O corre-corre diário, a queda na qualidade da alimentação, com cardápios cada vez mais tomados por açucares e frituras em grande quantidade, tornou a obesidade uma epidemia a ser controlada. Ao mesmo tempo, o planejamento urbano das cidades passou a negligenciar espaços voltados para a interação social. De um lado, a medicina alerta para as conseqüências nefastas do predomínio da obesidade. De outro, urbanistas decretam que as cidades precisam ser projetadas mais para pessoas e menos para automóveis e arranha-céus. Nesse debate que persegue a qualidade de vida nas áreas urbanas, a Câmara Municipal de Pouso Alegre fez uma importante contribuição essa semana. Os vereadores aprovaram em última votação o projeto que cria o “Ginástica na Rua”. Proposto por Rafael Huhn (PT), o projeto permite a entidades sociais e ao poder público promover atividades físicas em espaços públicos.


Com o projeto aprovado, entidades sociais, voluntários e profissionais do esporte já começam a unir forças para promover um evento inaugural. A Associação Brasileira do Esporte Amador em Pouso Alegre (ABDEA) está se credenciando junto à Secretaria de Esporte para ser uma das promotoras.  Assim que receber a autorização da pasta, a associação deve realizar o primeiro evento na avenida principal do bairro Recanto dos Fernandes. O que deve ocorrer até o final do mês.

O vereador Rafael Huhn conta que conheceu o projeto Ginástica na Rua na cidade de Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Como seu mandato é ligado às demandas do esporte, ele apresentou a idéia a grupos e esportistas locais. Juntos, elaboraram o projeto apresentado na Câmara. Para os esportistas, o projeto é uma oportunidade de fomentar a prática da atividade física com abrangência jamais alcançada no município.

“Em Contagem, vimos o potencial que as aulas de ginástica ao ar livre têm para aglutinar pessoas e propor uma rotina mais saudável”, conta Rafael Huhn. Ele ressalta que o projeto tem a virtude de propor alternativas para os pouso-alegrenses se exercitarem de uma maneira agradável, já que a cidade ainda é carente de parques e espaços públicos que possam receber essas atividades.

De acordo com o texto do projeto aprovado na Câmara, o “Ginástica na Rua” é uma ação de lazer e saúde preventiva que pode ser desenvolvido tanto pela Prefeitura, quanto por entidades sociais, culturais ou esportivas. “Nossa preocupação não é a de definir a quem cabe fazer, mas de criar as condições para que essa ação seja implementada. Quanto mais agentes sociais e representantes do poder público se envolverem, mais estaremos estimulando a cultura da atividade física, da interação entre as pessoas e da vida mais saudável”, analisa.





Nenhum comentário:

Postar um comentário