quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

Câmara reinaugura Sala de Imprensa, que ganha o nome de jornalista local

Espaço de trabalho da imprensa na Câmara recebeu o nome do jornalista Valtencir Coelho de Miranda, fundador do Jornal Domingo, um marco do jornalismo impresso na cidade 


Vereadores posam ao lado dos familiares do jornalista Valtencir Coelho de Miranda


A Câmara de Pouso Alegre reinaugurou na manhã desta quarta-feira (27) sua Sala de Imprensa. O espaço recebeu o nome do jornalista Valtencir Coelho de Miranda. Admirado por seus pares pela devoção com que atuava na imprensa, Valtencir é fundador do Jornal Domingo, publicação célebre entre os formadores de opinião de Pouso Alegre.

A homenagem póstuma ao jornalista, que faleceu em 2015 vítima de um enfarto, foi também uma forma de homenagear a imprensa local, que está entre as mais antigas de Minas Gerais. A história da imprensa escrita em Pouso Alegre data do início do século XIX. Em 7 de setembro de 1830 era impressa a primeira edição do Pregoeiro Constitucional, periódico editado pelo emblemático Padre Senador José Bento. O jornal foi o terceiro a circular no Estado de Minas.

Para a reinauguração da Sala de Imprensa, foram convidados todos os órgãos de comunicação do município. Comunicadores e proprietários dos veículos foram recebidos por vereadores e pela equipe de comunicação da Câmara para a cerimônia, precedida de um café da manhã. O espaço passou por uma reforma e oferece agora mesa de trabalho com computadores ligados à internet e espaço para entrevistas. Um memorial da imprensa de Pouso Alegre foi montado na sala pela equipe do Museu Histórico Tuany Toledo.

“O papel dos veículos e seus comunicadores como uma das pontes entre o poder público e a população é um dos alicerces da democracia. Com um trabalho tão importante a ser desempenhado, é dever do Poder Legislativo oferecer em suas dependências as condições e ferramentas necessárias para a produção de conteúdo dos meios de comunicação”,  avalia o presidente da Câmara, o vereador Maurício Tutty.

Sobre Valtencir Coelho de Miranda
Com passagens pelo Sistema Jornal Brasil, Estado de Minas e diversas agências de publicidade, o jornalista Valtencir Coelho de Miranda, natural de Belo Horizonte, mudou-se com a família para Pouso Alegre em 1998 e ajudou a modernizar a imprensa escrita local. Depois de passar por dois veículos da cidade, fundou, no ano 2000, o Jornal Domingo, publicação que se tornou célebre entre os formadores de opinião do município.

Seus familiares estiveram presentes à cerimônia de inauguração da Sala de Imprensa que passa a levar o nome do jornalista. Sua esposa, Eliane Miranda e sua filha, Constanzza Miranda, descerraram a placa de registro histórico junto do presidente Maurício Tutty. “Esta é uma justa homenagem a um grande profissional, que lutou pela imprensa de Pouso Alegre e deixou sua marca no jornalismo local”, considerou o vereador. Eliane Miranda, agradeceu a homenagem feita ao esposo: “Ele tinha um grande amor pela imprensa, foi meu grande companheiro de caminhada. É com grande emoção que acompanhamos hoje esta bela homenagem à sua memória”, conclui.





Nenhum comentário:

Postar um comentário