quarta-feira, 11 de maio de 2016

Tutty se reúne com presidente da Urbs em Curitiba

Presidente da Câmara  busca ações bem-sucedidas no transporte público para apresentar propostas no debate que trata da regulamentação do serviço em Pouso Alegre. Curitiba é tida como cidade modelo em mobilidade urbana

O presidente do Urbs, Roberto Gregório, recebe o vereador Maurício Tutty em Curitiba


O presidente da Câmara de Pouso Alegre, o vereador Maurício Tutty, foi buscar em Curitiba exemplos bem-sucedidos de ações voltadas para a melhoria do transporte público. A capital paranaense é tida como cidade modelo em mobilidade urbana e seu caso de sucesso pode ser útil para o legislativo local, que, nas últimas semanas, trava um intenso debate em torno da regulamentação do transporte coletivo em Pouso Alegre.

Tutty se reuniu com Roberto Gregório, presidente do Urbs, o departamento de Urbanização de Curitiba. O vereador está acompanhado do secretário de Transporte e Trânsito de Pouso Alegre, Luiz Delfino. O parlamentar explica que a visita tem o objetivo de colher informações sobre o sistema de trânsito daquela cidade. Itens como corredores de ônibus municipal e intermunicipal mereceram atenção especial. “Estamos em busca de conhecimento e de ações que conseguiram responder com sucesso ao enorme desafio que hoje representa a mobilidade urbana. Curitiba é referência internacional nesse quesito. Então viemos aprender com eles para levar essas práticas de sucesso para Pouso Alegre”, explica.

Pioneirismo
Pioneira na implantação, em 1974, do que o mundo conhece hoje como Bus Rapid Transit (BRT), Curitiba tem uma trajetória de inovação no transporte que atrai atenção de cidades de todo o planeta. Na média, a cada três dias, técnicos da Urbs, empresa que gerencia o sistema, fazem uma apresentação sobre o transporte curitibano a delegações e autoridades de diferentes partes do mundo, em congressos e eventos promovidos no Brasil e no exterior.

Na última semana, Maurício se reuniu com o vereador por São Paulo Ricardo Teixeira, um dos maiores especialistas em trânsito naquele estado. Nesta quinta (12), o vereador segue para Ponta Grossa. A cidade serviu de inspiração para o projeto de lei que criou a Autarquia Municipal de Trânsito e Transporte de Pouso Alegre, uma das apostas do município para modernizar o segmento.

Regulamentação do transporte público em Pouso Alegre
Os vereadores de Pouso Alegre discutem na Câmara o projeto 768 de 2016.  De autoria da Prefeitura, a matéria, segundo sua autora, seria a saída para criar mecanismos de fiscalização capazes de pressionar a detentora da concessão do transporte público a oferecer um serviço de melhor qualidade.

Tutty convocou para a próxima quinta-feira (19) uma audiência pública para discutir a proposta. "A população que pega ônibus todos os dias é a maior interessada nesse projeto. Portanto, nada mais justo que também ela seja chamada a dar sua opinião”, considera.

Na prática, a proposta de regulamentação cria mecanismos legais para que a Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito fiscalize e promova sanções contra a empresa de transporte público, como aplicação de multas, em situações de não cumprimento do contrato ou naquelas em que metas de qualidade na prestação do serviço não são atingidas.






Nenhum comentário:

Postar um comentário