segunda-feira, 15 de agosto de 2016

Gincana do Saber chega à 5ª edição com 24 escolas participantes

Competição escolar promovida na Câmara exige conhecimento sobre o Estado brasileiro e suas leis. Constituição em Miúdos, a versão acessível da Constituição Federal elaborada pela Escola do Legislativo, é o tema deste ano

Participantes em confraternização ao fim do primeiro dia da Gincana do Saber

Começou nesta segunda-feira (15), na Câmara de Pouso Alegre, a 5ª edição da Gincana do Saber. A competição que exige conhecimentos sobre o Estado brasileiro e suas leis é promovida pela Escola do Legislativo e conta com a participação de alunos das escolas municipais da rede pública e privada. Neste ano, 24 escolas participam da disputa que tem como tema a Constituição em Miúdos, a versão acessível da Constituição Federal elaborada pela Escola do Legislativo.

Cada escola é representada por uma dupla de alunos. Os confrontos são definidos por sorteio e ocorrem entre os dias 15 e 19 de agosto. A cada dia, cinco escolas se enfrentam no plenário da Câmara. As vencedoras se enfrentam na grande final, programada para ocorrer na quinta-feira (22). No primeiro dia de disputa, os alunos da Escola Municipal Clarice Toledo, Saymon Wendell Silva e Vitória Christina Vieira, levaram a melhor, classificando a escola para o final da competição.

Nesta terça-feira (16), a partir das 9h, é a vez do Colégio Objetivo, E. E. Monsenhor José Paulino, E. E. Presidente Artur da Costa e Silva (Polivalente), E. M. Jandyra Tosta e E. M. Anita Faria Amaral (Ciem Santa Luzia) medirem seus conhecimentos acerca da Constituição em Miúdos. A manhã de gincana terá transmissão ao vivo pela TV Câmara.

Apoio
A assessora da Escola do Legislativo, Rosana Borges, conta que a realização da gincana teve o apoio de empresas e organizações. Os chamados 'Amigos da Escola' doaram produtos e cestas que serão entregues aos vencedores da competição. As colaborações vieram do Supermercado Ponto Alto, Aromas e Assessórios, Viamondo, Posto São Paulo, Droga Lusa, Drogaria Americana e Cacau Show.

O presidente da Escola do Legislativo, o vereador Rafael Huhn (Rede), acredita que o estímulo ao conhecimento cidadão é uma excelente forma de preparar as novas gerações para um futuro cheio de desafios, em que cidadãos conscientes farão a diferença. “Temos ainda uma enorme lacuna para ser superada no Brasil quando se trata de cidadania plena. Iniciativas como a da Escola do Legislativo apontam um caminho promissor, que deve servir de modelo para a sociedade”, considera.

Maurício Tutty, o presidente da Câmara, lembra que atividades como a Gincana do Saber têm um cunho educativo fundamental e demonstra o dinamismo da Escola do Legislativo. “É , sem dúvida, uma das vitrines da Câmara de Vereadores de Pouso Alegre. A Escola do Legislativo proporciona educação cidadã para jovens que farão a diferença no futuro. Por isso, valorizamos cada vez mais a escola e as atividades que promove”, conclui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário